Geomembrana do Grupo Nortène garante maior durabilidade e eficiência

São Paulo, dezembro de 2019 – Os órgãos ambientais estão mais criteriosos em relação à concessão de licenças ambientais, de instalação e operação de mineradoras. Isso ocorre devido a vários motivos, entre eles o rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho, que resultaram em um desastre, envolvendo morte de pessoas, contaminação de rios com rejeitos de mineração e grande prejuízo para a fauna e a flora.

O cenário descrito acima mobilizou a sociedade, que intensificou os movimentos em favor do meio ambiente, e também a classe política. A Câmara, por exemplo, aprovou neste ano o projeto de lei 2787/19, que estabelece multa de até 1 bilhão de reais para empresas e pessoas que cometerem crimes ambientais. A proposta, que altera a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e que está em análise no Senado, recomenda ainda prisão de até 12 anos.

Estas iniciativas buscam não somente aumentar a segurança das mineradoras, mas também conscientizá-las sobre a necessidade de adotar medidas cada vez mais em sintonia com as boas práticas ambientais, que ajudam diretamente na preservação dos recursos naturais.

Neste contexto, um  tópico primordial, que requer total atenção, é a barreira de proteção para a impermeabilização da barragens, pilhas, lagoas, diques e canais em obras de grande responsabilidade ambiental, principalmente no setor de mineração.. Esta proteção se torna mais eficaz com a utilização de uma geomembrana, que se estende por toda a dimensão da área destinada à deposição de resíduos.

De acordo com Engª Thaís Biazzi , Gerente Comercial   do Grupo Nortène, a geomembrana exerce importante função em uma barragem de mineração, contribuindo diretamente para o sucesso das operações. "Este tipo de produto assume o papel de uma barreira impermeabilizante, impedindo que os resíduos entrem em contato com o solo, evitando, desta forma, a contaminação dos lençóis freáticos. Além disso, dificulta qualquer percolação pelo o interior do corpo da barragem, contribuindo para a segurança da estrutura.”

Geomembrana Texturizada - Em seu amplo portfólio de produtos, todos com resultados comprovados, –o Grupo Nortène tem a geomembrana texturizada Engepol, produto de tecnologia de fabricação exclusiva e que oferece uma série de benefícios para as mineradoras e aterros sanitários.

 Engª Thaís Biazzi , , explica que a geomembrana texturizada possuí um maior atrito de interface com o solo. "Este produto distribui as tensões de forma mais linear e as texturas aderem rapidamente aos outros componentes do sistema impermeabilizante, distribuindo melhor as tensões por todas as áreas, principalmente na área dos taludes, ao qual reduz o esforço excessivo próximo às ancoragens.

A geomembrana texturizada Engepol pode ser adquirida com diversas espessuras e altura de aspereza, atendendo às especificações necessárias para cada tipo de projeto.

Aterro Sanitário - De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, cerca de 24,4% do lixo brasileiro é ainda destinado aos lixões. Este número foi divulgado recentemente, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações (SNIS), e nos traz um alerta: como manter estes materiais acondicionados da forma correta, sem contaminar o solo e prejudicar a saúde pública?

A resposta está na utilização precisa e eficaz da geomembrana texturizada.Engª Thais Biazzi , , aponta que geomembrana texturizada Engepol tem rigoroso controle no processo de fabricação, que é referência em toda a América Latina. "A geomembrana passa por frequentes testes, envolvendo critérios que atestam a qualidade do produto e verificam o comportamento do produto em situações adversas, como detecção de furos", destaca.

Instalação da geomembrana – O Grupo Nortène é a única empresa do Brasil que credencia os instaladores de geomembrana. Os profissionais, altamente qualificados, seguem rigorosamente as determinações da norma NBR 16199, garantindo total confiabilidade e segurança aos processos de instalação tanto em mineradoras, como em aterros sanitários. 

Todos estes profissionais participam, com frequência, de cursos de atualização profissional, oferecidos pela Nortène com o objetivo de atualizá-los sobre as reais necessidades dos clientes e também participam de workshops práticos para discutir sobre normas e determinações referentes à instalação da geomembrana.

Sobre a Nortène:
 
Pioneira no fornecimento de lonas, telas plásticas e filmes agrícolas, a Nortène tem em seu DNA, pesquisa e desenvolvimento de soluções plásticas inteligentes e, ano a ano, surpreende o mercado e seus clientes com o lançamento de produtos de alta tecnologia.

Fundada em 1981, a Nortène conta com um dos portfólios mais completos do Brasil, em seu segmento, com mais de 50 produtos para atender as mais diversas necessidades dos clientes e contribuir para que eles constantemente aumentem a produtividade e a rentabilidade.

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

08 jan 2020


Por Da Redação
Compartilhe & Favorite
Anuncie