Anglo American está pronta para retomar as operações de minério de ferro do Minas-Rio

 

21 de dezembro de 2018 - A Anglo American plc (“Anglo American”) anuncia o início da retomada de suas operações. A empresa recebeu todas as aprovações dos órgãos competentes para voltar a produção de minério de ferro Minas-Rio no Brasil. O reinício da operação integrada de minério de ferro está sendo preparado e vem após uma extensa e detalhada inspeção técnica do mineroduto de 529 km que transporta o minério de ferro em forma de polpa da mina para o porto, além do reparo preventivo de certas seções da tubulação. A inspeção de toda a extensão do mineroduto por meio de dispositivos especializados (“PIGs”) e a análise dos dados coletados por equipes de especialistas do Brasil e do exterior confirmaram a integridade do duto.

 

A Anglo American substituiu preventivamente um trecho de 4 km de tubulação onde ocorreram os dois vazamentos de material não perigoso, bem como algumas poucas seções do mineroduto onde os PIGs detectaram anomalias. Além disso, a Anglo American reduziu de cinco para dois anos os intervalos para as futuras inspeções por PIGs a fim de garantir a integridade do mineroduto a longo prazo, e instalou um sistema de fibra ótica de sensores acústicos, de temperatura e de vibração ao longo de seções críticas da tubulação para monitorar seu desempenho.

 

Mark Cutifani, CEO da Anglo American, disse: “A proteção do meio ambiente em volta das comunidades locais e a integridade geral do mineroduto constituíram o foco do nosso trabalho para reiniciar o sistema Minas-Rio e cumprir nossas obrigações com comunidades vizinhas, funcionários, clientes e outras partes interessadas. Parabenizamos a nossa equipe local por ter tão rapidamente recuperado a qualidade do curso de água e ter implantado um sistema adicional de abastecimento de água para a comunidade local. Agradecemos também às nossas equipes técnicas e ao grupo de instituições especializadas do Brasil e do exterior por seu zelo e espírito de parceria e aos nossos órgãos reguladores por sua abordagem construtiva. A rigorosa análise realizada confirmou a ótima condição do mineroduto, e ainda tomamos uma série de medidas preventivas para assegurar integridade a longo prazo.”

 

“A maioria dos nossos funcionários foi redistribuída em nossas unidades ao redor do Brasil durante este ano, inclusive nas obras necessárias para garantir nossa licença operacional da Etapa 3 para Minas-Rio, e treinamentos de segurança e de reciclagem e outros foram disponibilizados desde o início de novembro em preparação para a retomada.”

 

A Anglo American espera que a operação aumente para 1,2 milhão de toneladas (base úmida) por mês e produza aproximadamente 16 -19 milhões de toneladas (base úmida) de minério de ferro em 2019, contando com a expectativa de que as licenças da Etapa 3 sejam recebidas conforme planejado. O Minas-Rio deve reportar uma perda de EBITDA de US$ 320 milhões para 2018, em comparação com a previsão de uma perda de US$ 300-400 milhões.

 

Sobre a Anglo American

O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e de minério de ferro, negócios integrados em uma única estrutura. Nos municípios de Barro Alto e Niquelândia (GO), as unidades Barro Alto e Codemin produzem ferroníquel. Em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), o Minas-Rio produz minério de ferro, que é transportado via mineroduto até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

 

A Anglo American é uma mineradora global diversificada e nossos produtos são os elementos essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial e os recursos em desenvolvimento fornecem os metais e minerais para atender as crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento.

 

Como uma mineradora responsável – de diamantes (por meio da De Beers), cobre, platina e outros metais preciosos, minério de ferro, carvão e níquel, somos guardiões de recursos naturais valiosos. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros e públicos de relacionamento para revelar o valor sustentável que esses recursos representam para nossos acionistas, comunidades e países onde operamos e para a sociedade. A Anglo American está reinventando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

 

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

21 dez 2018


Compartilhe & Favorite
Anuncie